Pterígio

O pterígio é uma degenerescência da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente, “carne nos olhos” (veja fotos acima).
O pterígio no olho é uma lesão que geralmente cresce lentamente ao longo da vida. Pode, inclusivamente, até parar de crescer em determinada altura. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão.
O pterígio ocular pode variar desde uma lesão pequena a lesões grandes, agressivas ou fibrovasculares que podem distorcer a topografia da córnea e em casos avançados podem ocluir o centro ótico da córnea.
Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos (pterígio bilateral).

SAIBA MAIS SOBRE NOSSAS ESPECIALIDADES

Catarata

Opacidade da lente natural do olho. A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos.
O principal sintoma é a visão embaçada…

Ceratocone

É uma doença degenerativa progressiva da córnea que ocorre em 1 cada 2 mil pessoas, associada a baixa de visão geralmente por alta miopia e astigmatismo.

Glaucoma

É uma doença causada por uma deficiência na drenagem do humor aquoso, podendo causar aumento da pressão intra-ocular.

Oftalmopediatria e Estrabismo

O desenvolvimento visual na infância pode sofrer diversas interferências de patologias oculares cujo diagnóstico, muitas vezes, é difícil.

Plástica Ocular

Vários fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual e problemas emocionais, poderão deixar seqüelas na região das pálpebras.

Retina

É uma membrana muito fina e delicada que reveste a su-
perfície interna do globo ocular. Nela existem células
receptoras fotossensíveis que convertem a imagem lumi-
nosa advinda do exterior em impulsos elétricos que…